Ampliação da Adutora da Bacia Leiteira levará água a 240 mil sertanejos

agua

As obras de ampliação e melhoria da Adutora da Bacia Leiteira, no Sertão alagoano, já estão com 65% dos serviços concluídos. Os trabalhos, executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), devem reforçar o abastecimento de água no Semiárido e garantir água de qualidade a 240 mil habitantes.

“Água é sinônimo de qualidade de vida e torná-la acessível às famílias que sofrem com a estiagem é um compromisso ainda maior do Governo de Alagoas”, destacou a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

Para a ampliação e a melhoria da Adutora da Bacia Leiteira, são destinados recursos de mais de R$ 46 milhões, utilizados na implantação do reservatório emergencial de Olho d’Água das Flores; na adutora de Santana do Ipanema/ Poço das Trincheiras/ Maravilha/ Ouro Branco; além de mais duas adutoras – uma em Olivença e outra no Povoado Agreste.

“Após a conclusão da obra, teremos um aumento efetivo no volume de água entregue a esses municípios. Para isso, estamos duplicando as três principais adutoras da Bacia Leiteira. A rede antiga será destinada às ligações rurais e a nova às sedes urbanas, com maior contingente populacional”, explicou Jamerson Lima, superintendente de Políticas de Saneamento.

Integração ao Canal do Sertão

A Adutora da Bacia Leiteira também será interligada ao km 145 do Canal do Sertão. Com a integração, serão beneficiados 235 povoados e 19 municípios, como Santana do Ipanema, Batalha, Belo Monte, Jaramataia, Major Isidoro, Olho d’Água das Flores e São José da Tapera.

Agência Alagoas

(Visited 18 times, 1 visits today)