Casal mobiliza funcionários para o combate ao Aedes aegypti

Trabalhadores de diversos setores participam de palestras e atividades de campo

615033493d84468fb165029946f0c44e_L
Funcionários da Casal também estão engajados na campanha contra proliferação do Aedes aegypti. Ascom
Cerca de 180 funcionários da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já participaram de palestras de orientação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, promovidas pela empresa numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS). A ação faz parte do Programa de Combate ao Aedes aegypti e o tema das palestras é Zika Zero.
Além das palestras, os funcionários participaram de atividades de campo, no entorno do próprio local de trabalho, onde identificaram e eliminaram possíveis focos criadouros do mosquito. Atualmente, o Brasil enfrenta três doenças que são, comprovadamente, transmitidas pelo mosquito: Dengue, Zika e Febre Chicungunya.
Segundo Cristiano Pantaleão, técnico da SMS, não basta apenas esvaziar os recipientes que acumulam água parada, mas também é necessário esfregar as superfícies onde a fêmea deposita seus ovos. “Os ovos do mosquito resistem até 1 ano após serem colocados pela fêmea. Ao entrar em contato com a água, eles eclodem, dando continuidade ao ciclo de vida do mosquito. Por isso é necessário assegurar que nenhum ovo permaneça nos criadouros. É preciso que o cidadão se converta em um multiplicador no combate ao mosquito transmissor”, explicou o técnico.
Durante as palestras, ele também orientou os funcionários da Casal a vistoriar seus imóveis de três em três dias em busca de potenciais criadouros. Essa periodicidade interrompe o ciclo de desenvolvimento do mosquito, que é de sete a dez dias após a postura dos ovos. O técnico destacou, ainda, que a fêmea do Aedes Aegypti faz sua desova em qualquer objeto que possa acumular água. Daí a importância dos bons costumes no descarte de copos plásticos, tampas de refrigerantes e garrafas diversas.
As unidades da Casal que já receberam a palestra foram: Unidade de Negócio (UN) Benedito Bentes, no dia 29 de março; UN Farol, no dia 8 de abril; Gerência de Manutenção Eletromecânica (Gemem), no dia 12 de abril; área comercial da UN Jaraguá, no dia 13 de abril. No próximo dia 26, a palestra será realizada novamente na UN Jaraguá, dessa vez para os funcionários dos demais setores da unidade.
A palestra também será promovida no prédio-sede da companhia e, em breve, nas Unidades de Negócio do Interior. A ação faz parte de uma iniciativa organizada pela Gerência da Qualidade Empresarial (Gequae) com o apoio da Assessoria de Marketing e Relações Institucionais (Asmar), Gerência de Controle Ambiental (Gecam) e Gerência de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Gesmet).

Diego Barros – Agência Alagoas

(Visited 27 times, 1 visits today)