Evolução da Pesquisa em Alagoas foi tema de Chá de Memória

A segunda edição de 2018 do Chá de Memória, promovido pelo Gabinete Civil, por meio do Arquivo Público de Alagoas (APA), recebeu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, como palestrante.

Ele abordou a evolução da ciência, tecnologia e inovação, além de anunciar que Maceió irá sediar o maior evento do segmento da América Latina, que acontecerá entre os dias 22 e 28 de julho.

Segundo a superintende do APA, Wilma Nóbrega, o Chá de Memória é um marco de uma nova conduta de aproximação adotada pelo Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil, possibilitando uma relação mais direta com a comunidade alagoana.

“A Fapeal é parceira em todos os nossos projetos. Desde eventos como o Chá de Memória, até a modernização de equipamentos para nossos laboratórios. Salientar a importância do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em Alagoas é muito importante, mesmo com áreas como saúde e educação sendo prioridades. Mas, investir nesse segmento é pensar no futuro da sociedade. E é esse o direcionamento do Governo do Estado”, explicou a superintendente.

Durante a palestra, o presidente da Fapeal ratificou a visão estratégica do Gabinete Civil, de ver como algo preponderante o resgate da história de Alagoas. “O APA é o depositário desta história, e a Fapeal, por entender que essa história é importante para os pesquisadores, estreita os laços. Por isso, o investimento de milhões em editais públicos e bolsas de pesquisa aconteceram,” ressaltou ele.

Fábio Guedes  anunciou ainda, a vinda de um evento que promete movimentar o Estado, tamanha a dimensão. “É a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência(SBPC), que é o maior evento de ciência, tecnologia e inovação da América Latina, a se realizar em Maceió, pela primeira vez, entre 22 e 28 de julho. É uma parceria da Ufal com o Governo de Alagoas. A expectativa é receber 14 mil inscritos. A presença de autoridades e até possíveis presidenciáveis está confirmada,” falou Fábio Guedes.

Ascom – 29/03/2018

(Visited 1 times, 1 visits today)