Jovens advogados lotam sala do Conselho na primeira noite do curso de formação

20160315151055

A sala do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), na sede em Jacarecica, ficou lotada na noite desta terça-feira (15), com os advogados, que prestam juramento no próximo dia 17. Assim como já é tradição da Escola Superior de Advocacia (ESA) os bacharéis foram recebidos na Ordem, com a troca de experiência com outros profissionais do Direito durante o Curso de Formação para Novos Advogados.

A primeira palestra da noite foi sobre a “Ética Profissional”, com o advogado Telmo Calheiros, que é presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Alagoas. Em sua fala para os novos advogados, ele ressaltou a importância de conhecer o Código de Ética no exercício da advocacia e ainda sobre as recentes mudanças feitas pelo Conselho Federal no Código Ética e Disciplina.

“É muito importante que os jovens advogados entrem na Ordem conhecendo um pouco mais sobre a Ética e Disciplina necessária para o exercício da advocacia. Durante todo a nossa conversa tento passar para eles esse senso de responsabilidade que a advocacia exige”, disse Telmo Calheiro. “Esse momento com os nossos novos colegas de classe é de extrema importância, além da troca de experiência é o momento de demonstrar que a OAB Alagoas está preocupada com eles”.

Ainda durante sua palestra, Telmo Calheiros citou alguns exemplos de situações que já passaram pelo TED; sobre a importância do posicionamento ético do advogado e ainda esclareceu algumas dúvidas referentes ao Estatuto e Código de Ética da Advocacia.

Fechando o primeiro dia do Curso de Formação foi a vez da advogada Mariana Melo, vice-presidente de o Conselho Jovem conversar com os bacharéis em Direito. Sua palestra tratou sobre “Prerrogativas dos Advogados” e também sobre a atuação do Conselho Jovem.

“Para o advogado, é imprescindível o conhecimento e pleno domínios de suas prerrogativas, as quais, além de resguardar o ofício profissional, são garantia de toda a sociedade. Advogado respeitado significa cidadão valorizado, pois é através deste profissional que as pessoas podem garantir seus direitos e liberdades”, afirmou Mariana Melo. “O curso é importante para assegurar que estes novos profissionais, conhecendo suas prerrogativas, jamais se submetam a arbítrios ou se curvem diante de ilegalidades no exercício profissional, afinal de contas, além da OAB, cada advogado é um bastião da liberdade”.

Ainda durante a noite, Mariana Melo e o presidente do Conselho Jovem, Marcos Melro Júnior falaram sobre a importância do colegiado na defesa do interesse dos novos profissionais. “Somos o órgão de voz e espaço dentro da OAB do advogado jovem. É importante que eles conheçam a estrutura e  funcionamento do modelo de representação do Jovem Advogado mais avançado do Brasil”, completou a vice-presidente do Conselho.

PROGRAMAÇÃO

O curso de formação segue nesta quarta-feira (16), das 18h30 às 21h30. Abrindo o evento, os jovens advogados vão assistir a palestra ministradas pelo vice-presidente Ednaldo Maiorano, com o tema “Prática Trabalhista”. Em seguida, às 19h30, será a vez da empresária Kátia Albuquerque tratar sobre “Coaching para Advogados”. Encerrando, a coordenadora acadêmica da Escola Superior de Advocacia (ESA), Raphaela Batista irá ministrar uma palestra sobre as mudanças no Novo CPC.

Ascom/OAB-AL