O que acontece quando você engravida aos 20, 30 e 40

Há uma infinidade de informações (inclusive informações erradas) a respeito de quando devemos engravidar – e de quando não devemos. No entanto, não importa o que a Internet, a sua tia-avó, ou a moça atrás de você na fila do supermercado digam, não existe um momento mágico certo. Apesar disso, há inúmeros fatores que podem ajudar a compreender o tipo de gestação que você terá, e a sua idade definitivamente é um deles.

Se seu plano é engravidar agora, mais tarde, ou quando quiser, confira a seguir o que você pode esperar.

Aos 20 anos…

Seu Corpo: Depois de muitos anos tentando não engravidar, chegou a hora em que seu corpo está finalmente pronto para carregar um bebê. Na verdade, muitos médicos consideram que esta fase da vida é a melhor para engravidar, afinal, você é jovem! Seu corpo é forte, capaz, e está pronto para carregar um humano de quatro quilos por aí. De acordo com o CDC (Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos EUA), a idade média em que as mulheres engravidam é de 26 anos.

“Uma gestação típica na década dos vinte anos tem uma maior chance de ser de baixo risco,” diz Christine Greves, ginecologista e obstetra no Hospital Winnie Palmer para Mulheres e Bebês em Orlando, Flórida. A probabilidade de ter diabetes gestacional ou pré-eclampsia é menor (embora após os 25 anos o risco de diabetes gestacional aumente).

Outros benefícios para a saúde: engravidar na casa dos 20, reduz o risco de câncer de mama e ovário no futuro, segundo Greves, pois você estará ovulando menos do que ovularia se não tivesse engravidado. Além disso, a tarefa de engravidar pode ser mais fácil – os índices de fertilidade são altos e o risco de aborto espontâneo é de menos de 12%, de acordo com Greves.

Em termos de energia, até pouco tempo atrás você estava virando a noite na balada com suas amigas, então…

Considerando a sua saúde física, estar grávida aos 20 anos pode parecer maravilhoso, mas é importante lembrar que não existe bola de cristal capaz de prever o que acontecerá, e resultados anormais em exames ou condições médicas raras podem surgir, independentemente da idade, conforme Greves acrescenta.

A idade média em que as mulheres engravidam é de 26 anos.

Sua Mente: Engravidar nesta idade pode mexer com a sua saúde mental. “Algumas mulheres têm dificuldade em encaixar um filho em sua vida aos 20 anos,” diz Greves. Elas estão tentando conseguir aquela promoção no trabalho ao mesmo tempo em que pensam em como conseguirão retirar o leite materno com a bomba durante o expediente, ela explica.

Além disso, os relacionamentos costumam ser mais novos, e o peso da gravidez pode adicionar uma carga significativa de estresse. Além disso, se você não tem uma segurança financeira sólida, preocupações com o dinheiro podem crescer tão rápido quanto a barriga.

Mas não vamos nos centrar apenas no negativo: seu espírito jovem pode trabalhar a seu favor, e permitir que você seja resiliente para lidar com qualquer problema.

Seu Bebê: Você é jovem, e seus óvulos também! Isso significa que a chance de que os cromossomos do bebê se desenvolvam de forma anormal são pequenas, o que se traduz em uma probabilidade menor de distúrbios genéticos, como a síndrome de Down.

Aos 30 anos…

Seu Corpo: Você provavelmente já ouviu que ao chegar aos 35 anos o melhor a fazer é fechar a fábrica de bebês. No entanto: “Uma gestação aos 30 pode ser muito parecida com uma gestação aos 20 – com um risco tão baixo quanto,” Greves afirma. “Por outro lado, se ocorrer um problema médico, como pressão alta ou diabetes, você terá consultas médicas e exames mais frequentes.”

Há uma razão pela qual a metade da década dos 30 é vista como um platô. Segundo Greves, após os 35 você tem uma chance maior de precisar de uma cesárea. Ela também explica que o índice de infertilidade começa a subir, assim como a possibilidade de aborto espontâneo – entre os 35 e os 40, ela pode chegar a 25%.

Sua Mente: A palavra-chave é: tranquilidade. Você superou as incertezas da carreira que tinha aos 20 anos e provavelmente se sente mais segura em seu emprego, afirma Greves. E aquele pé de meia que você fez certamente transmite ainda mais calma.

Isso não significa que você não terá surtos ocasionais do tipo “Meu Deus estou prestes a ter um bebê”, mas é provável que você não seja a primeira das suas amigas a engravidar, então tudo indica que você terá uma forte rede de apoio para ajudá-la.

Seu Bebê: “Após os 35 anos, sua chance de ter um bebê com síndrome de Down é igual ao risco de perder o bebê,” diz Greves. No entanto, muitas mulheres na casa dos 30 têm filhos perfeitamente saudáveis. Se você quer saber mais detalhes sobre o seu panorama de saúde, há diversos exames diagnósticos pré-natais disponíveis.

Aos 40 anos…

Seu Corpo: Embora uma gestação saudável seja completamente possível, seu médico vai querer monitorá-la de perto. Isso significa mais consultas, exames frequentes, e uma provável indução ao atingir as 39 semanas, conforme Greves explica. Por quê? O índice de aborto espontâneo nesta fase da vida chega a 51%, e é possível que você tenha pressão alta, pré-eclampsia, problemas com a placenta, ou diabetes.

Você também pode ter dificuldade para começar sua família nesta idade porque seu útero já não é mais o mesmo. Uma em cada cinco mulheres com 40 anos ou mais tem dificuldade para engravidar.

Sua Mente: Suas emoções podem estar à flor da pele. Se você vai ter um bebê agora, é provável que queira muito isso, então é possível que esteja se sentindo invencível.

Mas é preciso ser realista: Você não é tão jovem quanto foi um dia, então pode ficar cansada com mais facilidade. E se suas amigas estão deixando as crianças na escola e indo fazer aula de ioga juntas, você pode se sentir solitária aprendendo a usar a bomba para tirar leite.

Seu Bebê: Você quis dizer bebês? A chance de ter gêmeos ou trigêmeos aumenta aos 40 (mesmo que você não esteja fazendo tratamentos de fertilidade, graças aos hormônios no seu organismo, que podem liberar vários óvulos de uma vez). A probabilidade de anomalias cromossômicas também aumenta.

 

Yahoo

21/01/2016

(Visited 1 times, 1 visits today)