Praia Acessível garante lazer para pessoas com deficiência em Maceió

2504-Praia-Acessível-PF-01131-1024x682
Banho de mar assistido durante edição do Lazer na Praça. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

É importante dar dignidade às pessoas”. Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, esse é o principal objetivo do Praia Acessível, projeto lançado em abril do ano passado e que proporciona uma programação especial para pessoas com deficiência.

“Algo que parece simples para muitos de nós representa um obstáculo para um cadeirante que, por exemplo, não conseguia chegar ao mar. Desde o início do projeto esse público tem esta oportunidade, além de terá chance de desfrutar de lazer, esporte e cidadania”, comentou o prefeito.

Toda a estrutura é montada na praia para oferecer um dia de lazer e esportes para pessoas com algum tipo de deficiência motora, visual, auditiva ou intelectual. Entre as atividades, monitoradas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), estão bocha adaptada, stand up paddle (SUP), vôlei sentado, pesca, bocha adaptadas e o banho de mar assistido, utilizando a chamada cadeira anfíbio.

Praia Acessível Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió
Praia Acessível
Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió

“Entendemos a importância e a necessidade de trabalhar a inclusão, afinal, a gestão atua pelo bem de todo maceioense. Estamos em uma região tão bela do nosso litoral, que além da beleza natural, está sendo dotada de uma estrutura pronta para promover um bom domingo. O Praia Acessível representa um avanço muito positivo e, pela alegria e volume de público, o projeto já nasceu um sucesso”, disse Rui Palmeira.

A iniciativa já existe em outras cidades, mas em Maceió recebeu uma grande estrutura, o que inclui tendas e uma passarela até o mar para que as cadeiras de rodas possam atravessar a faixa de areia. A primeira edição contou com mais de 120 inscritos distribuídos entre as diversas atividades.

Com um ano de criação, o projeto Praia Acessível vai contar com o apoio, ainda este semestre, do Banco Itaú. Em breve serão anunciadas as  melhorias que poderão ser aplicadas, a exemplo do aumento da estrutura de acessibilidade para banho de mar assistido no início da orla de Pajuçara.

Praia Acessível Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió
Praia Acessível
Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió

“O Praia Acessível é um dos projetos mais bonitos da Prefeitura, pois oferta um dia diferenciado para pessoas com deficiência e sensibiliza toda a equipe para proporcionar lazer e paradesporto na orla da capital. Com a indicação positiva do interesse em apoiar o projeto, tenho certeza que o Itaú vai contribuir com mais uma ação inclusiva da Prefeitura”, ressaltou o prefeito.

Praia Acessível na Pajuçara. Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió
Praia Acessível na Pajuçara.
Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió

Na primeira reunião com as instituições sociais para apresentar o Praia Acessível deste ano, foram fortalecidas as descrições do projeto, funcionamento, horários, esclarecimentos de melhorias e o aperfeiçoamento das modalidades praticadas no ano anterior, além do cuidado com a identidade visual do projeto com a pintura do quiosque utilizados aos sábados – uma vez por mês. No decorrer da apresentação, foram detalhadas as propostas de uma tenda fixa e uma esteira permanente facilitando o acesso à praia para pessoas com deficiência.

Secom Maceió

(Visited 32 times, 1 visits today)