Prefeitura inaugura escultura do escritor Lêdo Ivo na orla de Jatiúca

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), inaugurou na manhã desta terça-feira (03), na orla marítima da Jatiúca, mais uma escultura de bronze, desta vez o homenageado foi o escritor alagoano Lêdo Ivo.

De acordo com Rui Palmeira, a Academia Alagoana de Letras comemora 100 anos este ano e que a homenagem não se restringe somente ao escritor alagoano. “Todos os poetas e escritores estão sendo homenageados a partir do momento em que homenageamos Ledo Ivo, acho que a gente homenageia a nossa alagoanidade”.

O prefeito destacou ainda que o próximo homenageado pela gestão municipal será o poeta Jorge de Lima. “A escultura do brilhante Jorge de Lima irá ficar na Praça Sinimbu, na frente da sua antiga residência que atualmente é a sede da Academia de Letras e, além disso, também iremos realizar uma reforma na praça”, destacou.

Além de Lêdo Ivo, outros quatro ilustres alagoanos foram homenageados com esculturas em tamanho real feitas de bronze: Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, inauguradas em 2015 em comemoração aos 200 anos de Maceió, o ator Paulo Gracindo, inaugurada dois anos depois, e a médica psiquiatra Nise da Silveira, inaugurada em julho deste ano. Todos os monumentos foram feitos por Léo Santana.

Lêdo Ivo nasceu em Maceió no dia 16 de fevereiro de 1924. Em 1940, mudou-se para a cidade de Recife, onde participou do primeiro congresso de poesia da capital pernambucana. Em 1943, passou a morar no Rio de Janeiro e a estudar na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil.

03/09/2019