Procissão reúne multidão em Aparecida na Sexta da Paixão

A Sexta-Feira da Paixão começou com uma procissão que reuniu de católicos no Morro do Cruzeiro em Aparecida (SP). A cidade abriga o maior templo católico do país e deve ser o destino de 40 mil romeiros nesta sexta-feira (30). (veja vídeo acima)

A concentração de fiéis começou antes das 5h. O morro tem 900 metros de extensão e 83 metros de altura. Em 1925 o local teve uma cruz de 23 metros de altura cravada no cume e virou ponto de peregrinação. A primeira celebração religiosa oficial aconteceu no local em 1948.

Em oração, os romeiros relembraram o calvário de Jesus Cristo e acenderam velas para agradecer graças alcançadas. Este fim de semana é considerado o período mais importante no calendário da Igreja Católica, informa o G1

“A igreja recomenda hoje como um dia de jejum e penitência, um dia de intensificar a oração. Podemos dizer que também hoje é um doa de silêncio, aquele silêncio interior, olhar mais para si mesmo”, disse o padre Eduardo Ribeiro, prefeito de igreja do Santuário Nacional.

A caminhada dos fiéis durou cerca de 1h30. Na subida do morro, painéis feitos de cimento representam os últimos momentos da vida de Jesus.

Programação

Na Sexta-Feira Santa não há missas na Igreja Católica. Às 9h será celebrado, no altar central da basílica, o teatro e a meditação da Via Sacra.

Ao 12h será a celebração do serão das sete palavras, que rememora as últimas falas de Jesus, quando estava sendo crucificado.

Às 15h ocorre o principal momento do dia, com a celebração da Paixão de Cristo, seguida, às 16h30, da procissão do Senhor Morto.

30/03/2018

(Visited 1 times, 1 visits today)