Secretaria de Finanças de Maceió oferece serviço de autoatendimento

DSC_03041-1024x687
Autoatendimento agiliza procedimentos e evita filas. Foto: Ascom SMF.

A Secretaria Municipal de Finanças (SMF) acaba de inovar em mais uma ação. Agora os contribuintes contam com um dispositivo de autoatendimento para dinamizar e otimizar ainda mais o fluxo do atendimento na sede da secretaria. O totem foi instalado na primeira quinzena de março e os benefícios já foram percebidos pelo setor de Atendimento do órgão.

“O sistema é visualmente limpo, buscando uma rápida percepção das opções oferecidas. Com os resultados desta experiência, poderemos até expandir o autoatendimento para outras secretarias. O serviço público é do cidadão e para o cidadão. Simplificar e melhorar o atendimento é uma forma de atender às necessidade do cidadão”, disse Gilberto Meister, Chefe da Divisão ISSQN-Web da Secretaria Municipal de Finanças.

Diariamente, são atendidas de 600 a 900 pessoas na sede da SMF, no Centro de Maceió. No entendimento do gestor, entre as vantagens do autoatendimento para a secretaria está a diversificação das formas de atender, gerando um maior grau satisfação. Além disso é possível otimizar a alocação de colaboradores para outras tarefas.

Já o cidadão não precisa esperar em filas e pode resolver suas questões de maneira mais prática. Luciano Marinho é contador e aprovou o recurso de autoatendimento. “Eu sempre venho à Secretaria de Finanças. Devido às rotinas de meu trabalho, o autoatendimento facilitou e agilizou o meu dia-a-dia”, destacou Luciano.

Todos os serviços da SMF na web estão presentes no autoatendimento: consulta de processos, solicitação de relatórios de pendência cadastral, emissão de notas fiscais e guias de pagamento, certidões e fichas cadastrais (BCI e CIC), parcelamentos e demais serviços relacionados ao ISS.

“Para melhor atender os contribuintes estamos aperfeiçoando o autoatendimento com novos serviços e melhoria nas telas já existentes. O foco é otimizar os procedimentos internos para evitar um tempo elevado de espera. Além disso, disponibilizaremos uma pesquisa de satisfação para monitorarmos o resultado deste esforço”, disse o secretário municipal de Finanças, Gustavo Novaes.

A Secretaria Municipal de Finanças está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O serviço de autoatendimento, segue o mesmo horário.

Isis Correia – Ascom SMF