Seduc e Cesmac farão parceria em prol da saúde do servidor da Educação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac farão uma parceria em prol da saúde e bem-estar dos servidores da Educação estadual. Intitulada Consultório de Saúde, a iniciativa nasceu a partir de um projeto de extensão do curso e consiste no auxílio na prevenção e tratamento de patologias clínicas, bem como a promoção do bem-estar dos servidores.

Uma reunião entre a Seduc e o curso de Enfermagem do Cesmac nesta quarta-feira (28) definiu a logística de planejamento para o projeto. As atividades estão previstas para começar no período de 16 a 19 de abril, quando será realizada a Semana da Saúde na Seduc, uma alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 8 de abril.

Planejamento

O Projeto Consultório de Saúde contará com o auxílio de quinze monitores de diferentes períodos do curso de Enfermagem e tem ênfase na saúde do trabalhador que executa atividades na Seduc. As atividades serão realizadas semanalmente, no turno da tarde, atendendo desde a prevenção até os encaminhamentos médicos.

De acordo com Rayné Melo, fonoaudióloga da Subchefia de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde do Servidor da Superintendência da Valorização de Pessoas da Seduc, o planejamento foi o ponto de partida para iniciar os atendimentos de acolhimento aos servidores, traçando perfis e formando grupos para tratar de patologias específicas.

“Nós fazemos muitas ações pontuais, em datas comemorativas e permanentes também. Nestas ações descobrimos vários servidores com patologias. Nossa preocupação é, com essa parceria, proporcionar melhor qualidade de vida aos servidores”, afirma Rayné.

Trabalho preventivo

A coordenadora do projeto de extensão do Cesmac, enfermeira Mariana Gomes, explica que a ação será executada por meio de circuitos, com tendas espalhadas na área externa da Seduc.

“Faremos um circuito de orientações, prevenções e tratamentos dos servidores. Após esse período, o foco será nos fatores de risco, como tabagismo, alimentação, obesidade, práticas corporais”, salienta a coordenadora.

Luana Brandão, acadêmica do 7° período de Enfermagem do Cesmac, destaca a importância da parceria com a Seduc. “Trata-se de uma ação que vai trazer benefícios para nós estudantes como também para os servidores, reestabelecendo a saúde e promovendo a qualidade de vida”, observa a estudante.

Ascom – 29/03/2018

(Visited 1 times, 1 visits today)