Sobe para 42 o nº de municípios de Alagoas em emergência pela seca

Último a ter situação reconhecida pela União foi Taquarana, nesta quinta. Decreto facilita acesso de municípios a ações para minimizar prejuízos.

Subiu para 42 o número de municípios de Alagoas com situação de emergência por causa da seca reconhecida pelo governo federal. O município mais recente a ter decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (12), foi Taquarana  (veja a lista com todos os  municípios ao final do texto).

Segundo o Ministério da Integração Nacional, o decreto tem validade de 180 dias e deve facilitar nas ações para amenizar os prejuízos causados pela longa estiagem.

O município poderá ter acesso às ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, entre elas a Operação Carro-Pipa, que auxilia o governo municipal no fornecimento de água tratada para a população.

O reconhecimento também possibilita aos municípios que sofrem com a falta das chuvas o direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura, a aquisição de cestas básicas e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica.

Em setembro do ano passado, o governo federal reconheceu situação de emergência de 40 municípios, os outros foram este ano. Veja a relação completa abaixo:

Água Branca
Arapiraca
Batalha
Belo Monte
Cacimbinhas
Canapi
Carneiros
Coité do Nóia
Craíbas
Delmiro Gouveia
Dois Riachos
Estrela de Alagoas
Girau do Ponciano
Igaci
Igreja Nova
Inhapi
Jacaré dos Homens
Jaramataia
Lagoa da Canoa
Major Isidoro
Maravilha
Mata Grande
Minador do Negrão
Monteirópolis
Olho D’Água das Flores
Olho D’Água do Casado
Olivença
Ouro Branco
Palestina
Palmeira dos Índios
Pão de Açúcar
Pariconha
Poço das Trincheiras
Piranhas
Quebrangulo
Santana do Ipanema
São Brás
São José da Tapera
Senador Rui Palmeira
Traipu
Mar Vermelho
Taquarana

g1

12/01/2017

(Visited 1 times, 1 visits today)